quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Figurino e dança clássica

"O figurino como todos sabemos é um importante complemento na coreografia e mostra rapidamente qual é o estilo da dança a que pertencemos só pelo estilo próprio empenhado no mesmo. É interessante que para cada estilo ou modalidade que foi desenvolvido durante a História da Dança, paralelamente (lado a lado) o figurino se desenvolveu de maneira espetacularmente igual." (Mundo da Dança)

Na Dança do Ventre o figurino como um todo e seus acessórios  são de extrema importância, inclusive a maquiagem, luz e cenário.


Ex: de roupa clássica

A Roupa Clássica como já resumidamente descrito em outro post aqui no blog é composta de bustiê, cinturão, saia e véu contendo bordados finos em todas cores e tamanhos.

"As bailarinas mais antigas utilizavam apenas esses elementos, em tecidos de textura lisa e monocromáticos. São modelos mais "clássicos", utilizados em músicas grandiosas e orquestradas, as "rotinas clássicas" para grandes shows e apresentações sofisticadas." (Luciana Arruda)

A dança clássica são músicas grandes acima de 8 minutos, com uma grande introdução e vários ritmos, respeitando cada ritmo tocado variando os movimentos, repertório e um gran finale ( encerramento em grande estilo mantendo padrão, entusiasmo e grandeza)
Abaixo um vídeo da bailarina Natália Piassi com música e roupa clássica. Aproveitem!





By: Juliana Batista

Nenhum comentário: