quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

POSIÇÃO DE BRAÇOS NA DANÇA DO VENTRE

Conceito: Os braços são considerados a moldura do corpo, responsáveis pelo "acabamento" em toda a dança. Existem 5 posições da escola acadêmica clássica, que são utilizadas na dança do ventre em uma versão adaptada às características naturais desta modalidade. Os braços podem muitas vezes caracterizar o estilo de dentro do universo desta dança: os braços mais baixos, próximos a região do umbigo, caracterizam uma dança egípcia, popular e oriental, enquanto os braços mais altos, próximos a linha do busto, são típicos de uma dança já influenciada por outras técnicas e mais ocidentalizadas.

Observação: Foram praticamente padronizadas as posições dos braços. São elas: a primeira e a segunda posição; a terceira posição pode variar em alta e baixa; a quarta posição, em alguns métodos, também varia entre quarta e quarta-cruzada; quinta posição é fechada, o que fez com que alguns métodos utilizassem a sexta posição para a nomenclatura desta posição com os braços abertos. O ideal é adapta-las para a dança do ventre de forma bem natural e que se respeite as características já pré-existentes das posições de braços nesta dança milenar.

  • A primeira e a segunda posições receberão apenas uma linha diferente, além de terem a liberdade de diversos posicionamento de mãos.
Primeira posição


Segunda posição


  • A terceira posição possui seu desenho duplo clássico de alta e baixa e uma adaptação para uma posição também muito usada nesta modalidade, que por sua similaridade, acabou sendo concebida como 3º posição fechada.
Terceira posição fechada


Terceira posição


Terceira posição baixa




  • Já a posição dita cruzada, continuou sendo a quarta posição.
Quarta posição


  • A quinta posição, caracterizada pelo dois braços altos acima da cabeça, permite diversas variações: aberta, fechada, com as mãos para fora ou para dentro, além dos estilos já quase em desuso por serem tidos como caricatos, mas que foram muito usados na dança da década de oitenta, estabelecendo uma relação com os desenhos dos papiros e suas formas geométricas.
Quinta posição aberta



Quinta posição fechada



Informações do Glossário da Dança do Ventre
por Bailarina Suheil
http://bailarinasuheil.blogspot.com.br/


By: Juliana Batista

Um comentário:

Tatiane Rovena disse...

Adorei essas dicas também...assim é melhor quando tem a figura...