sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conhecendo um pouco mais: Lenço de Quadril

O lenço de Quadril é um acessório indispensável em sala de aula, é com ele que podemos ver e compreender melhor os movimentos, fora o charme, afinamento da cintura e elegância que só ele proporciona.

Encontra-se esse lindo acessório em vários tipos e modelos, com moedas, miçangas, detalhes em crochet com linha brilhante, flores, paetês, luxuosos e simples.




Uma amiga e aluna apelidou o lenço de quadril de chocalho de bumbum, o que eu achei super divertido, carinhoso e válido compartilhar com todos esse apelido genial.

Tá sem grana ou tem idéias maravilhosas? Tente fazer o seu aqui neste LINK tem um passo a passo do blog + 1001 Noites.

Por mais que algumas mestras da dança condenem, eu amo o lenço de quadril com moedas, acho rico e amo o barulho, agora também adoro amarrar o véu de seda na cintura, fica lindo! e misturar dois tipos de lenços diferentes também. A imaginação é o limite.


 - Mas qual a origem desse acessório maravilhoso?

A dança do ventre é uma forma de dança antiga de todo o Oriente Médio. Durante o Império Otomano, que se espalhou para o resto do Oriente Médio através de caravanas de ciganos viajantes. As caravanas traziam entreterimento nas ruas durante as festas e mesmo nos palácios para entreter as mulheres.
Um item usado pelas dançarinas do ventre que muito remete o folclore por trás disso são os lenços de moedas. Nada é certo, exixtem três teorias dominantes por trás dos lenços de quadril:




Mulheres egípcias
Uma teoria que se baseia em evidências históricas, surgiu através dos infames Papiros Erótico de Turim . Este antigo artefato egípcio revela visão da cultura sobre a intimidade através de vários desenhos indiscretos. Em muitos dos desenhos, a mulher está usando um cinto com moedas ligadas. A teoria atual é que as mulheres egípcias usado os cintos para atrair a atenção de seus companheiros durante a caminhada e completar o trabalho. Como a mulher trabalhava, o cintoiria movimentar com os quadris e tilintar, criando um som tentador. 

Mais tarde Adaptação
A teoria egípcia em seguida, passa para conectar este cinto , sugerindo que os egípcios adotaram o cinto em sua dança do ventre. A lógica é que ele só parece natural para adicionar moedas para uma forma de dança concebido para revelar a amplitude de movimento de uma mulher, dos quadris, barriga, costas e ombros. O buraco nesta teoria é que não existem achados arqueológicos que mostram primeiras bailarinas egípcias vestindo as moedas. 

Conta Bancária cigana
Outra teoria para a origem dos cintos de moedas sai da Turquia. 
Durante o Império Otomano, ciganos, beduínos e outros artistas de rua teria moedas atiradas a seus pés por transeuntes durante a performance. Sem nenhum lugar "seguro" para depositar o dinheiro, os artistas teriam bolso costurado em sua roupa para as moedas. 
No final do dia, as moedas foram então permanentemente costuradas em peças de vestuário (lenço de quadril) para impedir o roubo. 

 Currículos de ciganos
Esta prática tornou-se então uma forma de currículo para ciganos praticar dança do ventre. O cigano com mais moedas em sua roupa era, obviamente, o melhor dançarino. Por isso, é a teoria de que os ciganos então começaram a colocar as moedas visivelmente em seus trajes que levaram à criação eventual do cinto de moeda . Dado que os ciganos difundiram a arte da dança do ventre em todo o Oriente Médio e, eventualmente, para a Europa e América, esta parece ser uma teoria plausível. 

Item traje moderno
A última teoria por trás dos infames cintos de moedas é que ele foi simplesmente inventado em 1978 por um figurinista no Egito por um clube de Nova York, a dança do ventre conhecida como os dançarinos Casbah. Este grupo está associado com o desenvolvimento do estilo de trajes associados com a dança do ventre hoje. De acordo com o grupo de dança, eles descobriram o lenço do quadril (sem moedas) durante uma turnê no Egito. Quando explicou ao dono da loja que o grupo de dança estava fazendo, ele começou a formar lenços com moedas .
Independentemente das várias lendas sobre as origens das moedas, há algumas coisas que permanecem consistentes. Na vanguarda é que as moedas são projetados para adicionar emoção e ritmo para a dança, bem como complementar os giros e outros movimentos. Além disso, qualquer um que já tentou a dança do ventre pode atestar a utilidade das moedas quando aprender shimmies de ombro e quadril. 

7 comentários:

Bruna Letícia disse...

Oii acho lindo e bem sensual.
Seguindo aqui.
Bjs, Bruna.
http://moranguinhuemake.blogspot.com
https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?fref=ts

Sil Glauce disse...

Mto legal! Adorei!

Joyce Cristina disse...

Adoro dança do ventre!!
http://personalizesuapersonalidade.blogspot.com.br/p/looks.html

Nina Nassif disse...

Muiito legal seu poste....bauses..

Juliana Batista disse...

lindas obrigado! Que bom que gostaram.

Daniela Cabral disse...

Bom dia meninas!! se precisarem de lenços personalizados, feitos sob medida, acessem o face: Dani Cabral Lenços ou a página Lenços para dança do ventre. Algumas fotos!! bju

lea mendonça disse...

E é extremamente elegante também,curioso saber interessante obrigada pela informação....