sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conhecendo um pouco mais: Lenço de Quadril

O lenço de Quadril é um acessório indispensável em sala de aula, é com ele que podemos ver e compreender melhor os movimentos, fora o charme, afinamento da cintura e elegância que só ele proporciona.

Encontra-se esse lindo acessório em vários tipos e modelos, com moedas, miçangas, detalhes em crochet com linha brilhante, flores, paetês, luxuosos e simples.




Uma amiga e aluna apelidou o lenço de quadril de chocalho de bumbum, o que eu achei super divertido, carinhoso e válido compartilhar com todos esse apelido genial.

Tá sem grana ou tem idéias maravilhosas? Tente fazer o seu aqui neste LINK tem um passo a passo do blog + 1001 Noites.

Por mais que algumas mestras da dança condenem, eu amo o lenço de quadril com moedas, acho rico e amo o barulho, agora também adoro amarrar o véu de seda na cintura, fica lindo! e misturar dois tipos de lenços diferentes também. A imaginação é o limite.


 - Mas qual a origem desse acessório maravilhoso?

A dança do ventre é uma forma de dança antiga de todo o Oriente Médio. Durante o Império Otomano, que se espalhou para o resto do Oriente Médio através de caravanas de ciganos viajantes. As caravanas traziam entreterimento nas ruas durante as festas e mesmo nos palácios para entreter as mulheres.
Um item usado pelas dançarinas do ventre que muito remete o folclore por trás disso são os lenços de moedas. Nada é certo, exixtem três teorias dominantes por trás dos lenços de quadril:




Mulheres egípcias
Uma teoria que se baseia em evidências históricas, surgiu através dos infames Papiros Erótico de Turim . Este antigo artefato egípcio revela visão da cultura sobre a intimidade através de vários desenhos indiscretos. Em muitos dos desenhos, a mulher está usando um cinto com moedas ligadas. A teoria atual é que as mulheres egípcias usado os cintos para atrair a atenção de seus companheiros durante a caminhada e completar o trabalho. Como a mulher trabalhava, o cintoiria movimentar com os quadris e tilintar, criando um som tentador. 

Mais tarde Adaptação
A teoria egípcia em seguida, passa para conectar este cinto , sugerindo que os egípcios adotaram o cinto em sua dança do ventre. A lógica é que ele só parece natural para adicionar moedas para uma forma de dança concebido para revelar a amplitude de movimento de uma mulher, dos quadris, barriga, costas e ombros. O buraco nesta teoria é que não existem achados arqueológicos que mostram primeiras bailarinas egípcias vestindo as moedas. 

Conta Bancária cigana
Outra teoria para a origem dos cintos de moedas sai da Turquia. 
Durante o Império Otomano, ciganos, beduínos e outros artistas de rua teria moedas atiradas a seus pés por transeuntes durante a performance. Sem nenhum lugar "seguro" para depositar o dinheiro, os artistas teriam bolso costurado em sua roupa para as moedas. 
No final do dia, as moedas foram então permanentemente costuradas em peças de vestuário (lenço de quadril) para impedir o roubo. 

 Currículos de ciganos
Esta prática tornou-se então uma forma de currículo para ciganos praticar dança do ventre. O cigano com mais moedas em sua roupa era, obviamente, o melhor dançarino. Por isso, é a teoria de que os ciganos então começaram a colocar as moedas visivelmente em seus trajes que levaram à criação eventual do cinto de moeda . Dado que os ciganos difundiram a arte da dança do ventre em todo o Oriente Médio e, eventualmente, para a Europa e América, esta parece ser uma teoria plausível. 

Item traje moderno
A última teoria por trás dos infames cintos de moedas é que ele foi simplesmente inventado em 1978 por um figurinista no Egito por um clube de Nova York, a dança do ventre conhecida como os dançarinos Casbah. Este grupo está associado com o desenvolvimento do estilo de trajes associados com a dança do ventre hoje. De acordo com o grupo de dança, eles descobriram o lenço do quadril (sem moedas) durante uma turnê no Egito. Quando explicou ao dono da loja que o grupo de dança estava fazendo, ele começou a formar lenços com moedas .
Independentemente das várias lendas sobre as origens das moedas, há algumas coisas que permanecem consistentes. Na vanguarda é que as moedas são projetados para adicionar emoção e ritmo para a dança, bem como complementar os giros e outros movimentos. Além disso, qualquer um que já tentou a dança do ventre pode atestar a utilidade das moedas quando aprender shimmies de ombro e quadril. 

7 comentários:

Unknown disse...

Oii acho lindo e bem sensual.
Seguindo aqui.
Bjs, Bruna.
http://moranguinhuemake.blogspot.com
https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?fref=ts

Sil Glauce disse...

Mto legal! Adorei!

Tina disse...

Adoro dança do ventre!!
http://personalizesuapersonalidade.blogspot.com.br/p/looks.html

Unknown disse...

Muiito legal seu poste....bauses..

Unknown disse...

lindas obrigado! Que bom que gostaram.

Unknown disse...

Bom dia meninas!! se precisarem de lenços personalizados, feitos sob medida, acessem o face: Dani Cabral Lenços ou a página Lenços para dança do ventre. Algumas fotos!! bju

lea mendonça disse...

E é extremamente elegante também,curioso saber interessante obrigada pela informação....