quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tatuagens Indianas de Henna




Uma das artes mais admiradas da Índia está no foco das atenções dentro do ramo da beleza 


A Índia é um país com uma cultura rica em detalhes, e torna-se um desafio ou até mesmo uma pretensão caracterizar alguns rituais indianos em um pequeno texto. A moda indiana entrou com tudo no nosso dia a dia e trouxe várias formas de representações, sendo que a tatuagem de henna é uma delas.
A tatuagem indiana em sua maioria é feita no corpo feminino para que traga sorte e saúde aos casamentos indianos. Este ritual já acontece a mais de mil anos nos países acidentais e está associado diretamente à transcendência e a transformação das mulheres.

Em geral, as noivas na Índia têm sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre os preparativos do casamento e é claro sobre a lua-de-mel. Este que leva o nome de Mehendi pode durar várias horas ou até mesmo dias.

A henna, como já citado a cima, também pode ser usada para rituais de beleza como: colorir, dar brilho e vigor aos cabelos. Os indianos, por exemplo, possuem uma explicação bem romântica para a origem da henna, um pigmento vermelho extraído da Lawsonia inermis que surgiu no Oriente e no norte da África. Segundo eles, o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, uma mulher chamada Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção e um dos seus artifícios foi aplicar tatuagens de henna nas mãos. Assim, esse ritual passou a ser um ato sensual para os olhares masculinos tornando assim um símbolo de conquista feminina. Seu esforço para conquistar o coração do poderoso deus valeu a pena, e ela não demorou a se casar com ele.





Para quem assistiu a novela da globo “ Caminho das Índias “ pode perceber e ver ricamente esse tipo sânscrito, ritual obrigatório em celebrações religiosas da Índia. E o grande segredo e tradição dessa famosa pintura é que enquanto ela durar a noiva é proibida de fazer qualquer serviço doméstico dentro de casa.

A tatuagem também está relacionada à perda da virgindade e é tida como um poderoso elemento de sedução. Os grafismos ainda aparecem como adorno corporal em outros momentos importantes da vida da comunidade, como batizados e enterros, e são aplicados sempre nos pés, nas mãos ou na ponta dos dedos. Em muitas ocasiões, o pó de henna cobre totalmente essas partes do corpo como proteção contra os maus espíritos.


Podemos dizer que o hábito de se pintar com henna desembarcou aqui no Brasil há cerca de sete anos e agora se tornou a grande novidade em relação à beleza feminina. Está sendo usada como tinta de cabelo e pode ser encontrada em várias nuances. Serve também para moldar sobrancelhas e cobrir imperfeições deixando os rostos das mulheres mais bonitos e perfeitos.
A tatuagem de henna tem sido muito utilizada porque não é dolorosa e nem mesmo definitiva. É um produto orgânico natural e não afeta o meio ambiente. A sua aplicação é fácil e rápida e pode durar até um mês dependendo do lugar aplicado. 

Deve ser por estas características que os indianos usam essa técnica até hoje e ainda pretendem usá-la por muito tempo. 




Curiosidades

- Também chamada de mehendi, a henna é um arbusto que só nasce em regiões quentes e suas folhas, depois de secas e trituradas, servem como base da pasta que se usa para as tatuagens temporárias.

- Por ser refrescante, a henna também é usada na Índia para aliviar o calor intenso. Basta mergulhar os pés e as maõs numa emulsão feita da planta.

- Na Índia, a henna também é usada por homens e mulheres para tingir os cabelos. Já no Egito, a planta era usada no processo de mumificação.

- Considerada auspiciosa, a tatuagem mais apreciada é formada por desenhos que fecham as mãos como luvas e os pés como meias rendadas.

Atenção!

- Faça a tattoo somente com um especialista que conheça a cultura indiana, pois alguns símbolos não são indicados para serem usados da cintura para baixo.

- Cuidado com as tatuagens de coloração totalmente negra, pois utilizam produto químico para escurecer a tinta e podem provocar alergias e queimaduras.


Nenhum comentário: