quinta-feira, 21 de março de 2013

Mês da Mulher: Entrevista com a bailarina de dança do ventre Janine Muzzi

A bailarina do dia é a Janine Muzzi,  praticante dessa arte milenar a 7 anos  e boneca em forma de gente, encanta a todos com sua dança.



Como você conheceu a dança do ventre ?
Conheci e tive o primeiro contato com a Dança do Ventre em 2006, aos 13 anos de idade, quando minha professora, mestra e grande amiga, Nilcélia Prates (ES), me convidou para participar de um de seus maravilhosos projetos sociais. Desde o primeiro instante me apaixonei pela dança e não larguei mais!!!!

Quais bailarinas influenciaram sua dança e qual mais te inspira?
Minha mestra Nilcélia Prates, sem dúvida, foi minha primeira e uma das maiores inspirações. Ao longo da minha vida na dança, conheci o trabalho de diversas outras bailarinas maravilhosas e, cada uma com seu estilo e características próprias, me influenciam de várias formas como: Ju Marconato, Kahina, Lulu Sabongi, etc.. Mas, juntamente com Nilcélia Prates, minha maior inspiração foi e é Carlla Sillveira. Foi a primeira grande bailarina de outra região que vi dançar de pertinho, o primeiro trabalho que conheci além dos que existem em meu estado (ES). Não sei explicar... A dança dela sempre me comoveu muito, mexe comigo de uma forma inexplicável como um “encontro de almas”. Me identifico muito com sua dança, com sua forma de sentir e interpretar a música, com suas “gracinhas” em cena. Ahhh! Ela é linda!!!! (rsrs)

Como é a sua vida fora dos palcos? O que faz você se sentir feliz?
Bom, hoje minha vida fora dos palcos se resume basicamente a Dança! Tudo o que faço, tudo o que busco, de alguma maneira é algo que trago para minha vida como professora e/ou bailarina. Graduação, cursos, pesquisas... Tudo!!! Posso dizer claramente que A DANÇA É O QUE ME FAZ MAIS FELIZ!

Quais suas músicas preferidas para dançar?
Tento sempre dançar, buscar e estudar de tudo um pouco. Gosto muito de Taksins, Modernas, Percussões, mas o estilo ao qual eu mais me identifico é, sem dúvidas, a Dança do Ventre Clássica! Acho que é o momento onde sinto que minha entrega é mais completa, mais verdadeira. Mas, até pelo fato de gostar muito das Clássicas onde existem vários momentos diferentes, acabo amando e praticando um pouco de tudo!!!!

Que benefícios a dança lhe trouxe?
 Creio que infinitos, pois até hoje ainda encontro novos e maravilhosos benefícios em mim ocasionados pelo contato com a Dança do Ventre. Mas além dos benefícios a níveis físicos, emocionais, estéticos e energéticos, descobri na Dança uma maneira linda e super eficaz de promover meu autoconhecimento e autoaceitação. A Dança fez com que, através do conhecimento aprofundado sobre meu próprio ser, eu ma aceitasse como sou, enxergasse meu limites e minhas possibilidades e tivesse forças para buscar sempre mais! A Dança mudou minha vida em todos os sentidos. Está presente em minha vida não apenas nos bons momentos onde me sento feliz e disposta a dançar, mas também nos maus momentos onde, por causa dela, independente do momento ou da situação, eu redescubro diariamente o prazer e a delícia de ser quem eu sou, como sou e, por conta disso, não consigo mais me pegar depressiva ou infeliz!!!! Para mim, esse foi o maior e mais maravilhoso benefício que encontrei e encontro todos os dias através da dança.

Você acaba de conquistar o Selo de Qualidade da Carla Silveira. Como foi esse processo? Como foi receber o resultado? E qual a sensação de ser a primeira bailarina do Estado a conquistar o Selo da Carla Silveira?

Bom, tudo partiu de uma imensa sede de conhecimento que tem sido despertada em mim de uns anos pra cá. E nessa busca, acho muito importante e válido as avaliações, pois elas (quando feitas por profissionais competentes) nos apontam um caminho para seguir, que era tudo o que eu estava procurando. Busquei na verdade um direcionamento, mas não imaginava que conquistaria o Selo assim, de primeira! Nossa, faltam palavras pra descrever a sensação!!! Foi simplesmente maravilhoso... No primeiro instante a ficha demorou a cair, tive que ir falar com ela pra saber se era verdade!! (rsrsrs) Antes de mais nada, é a realização de um sonho, pois sempre admirei muitíssimo o trabalho desse furacão que é Carlla Sillveira. Ser avaliada por ela, receber seus elogios, dicas e seu Selo de Qualidade é algo extraordinário para mim! Essa é uma conquista que considero não apenas minha, mas de todos os meus "anjos da guarda" que tanto me apoiaram e incentivaram. É uma conquista também para o nosso maravilhoso estado do Espírito Santo e todas as nossas lindas bailarinas, professoras e disseminadoras dessa Arte maravilhosa. Acredito que vitórias assim colocarão nosso estado em mais evidência lá fora, pois aqui dentro temos tanto talentos e pessoas fantásticas que se dedicam de corpo, alma e coração a essa arte... Só esta faltando um pouco mais disso: VISIBILIDADE! Considero a minha vitória, a vitória de todas nós!!!!





Vídeos:





Obrigado pela participação na entrevista e por participar também da minha vida. Muita luz!!!


By: Juliana Batista

2 comentários:

Aleh Fassarella disse...

que lindaaaaaaaaa.....parabens linda Janine, acompanho seu trabalho e sempre lhe disse que vc tem luz propria,e que iria colher frutos lindos...esse é só o primeiro de muitos...bjoss e sucesso lindinha!!!

Janine Muzzi disse...

Obrigadaaaaaaaaaa lindonaaaaaaaaaaaa, por todo carinho de sempre... Muito obrigada também a vc, Juju, minha grande amiga lindíssima que me fez esse convite maravilhoso!!!!
Obrigada a todos aqueles que acompanham e acreditam em meu trabalho e que, juntamente comigo, batalham para promover uma Dança do Ventre de altíssima qualidade em nosso estado... Obrigada!!! Obrigadaaaaa!!!!