quinta-feira, 18 de julho de 2013

Saúde da Mulher: Quais os exames mais importantes






Olá bailarinas hoje vamos falar de um assunto mais sério e que não pode ser ignorado por nós mulheres, afinal se cuidar vai além dos palcos e da sala de aula de dança, tem cuidados mais específicos e que podem  e prevenir você de uma série de problemas graves.
   
você sabe quais são os exames que você deve fazer anualmente para cuidar da sua saúde? você sabe como proceder nesses exames? você sabe o que acontece? Ou você é daquela que tem medo e receio de alguns deles e vai deixando o tempo passar e vai empurrando com a barriga? Isso pode ser muito sério!



 Deixe o Medo de Lado, se ame , se cuide!

Primeiro a mulher não deve ter medo e nem vergonha de ir ao ginecologista, frequentar periodicamente pelo menos 1 vez ao ano, isso se ela não tiver nada, nenhum sintoma, simplesmente para realizar todos os exames preventivos, que servem para rastrear algumas doenças que são muito comuns nas mulheres. 
A ida ao ginecologista deve acontecer desde a menarca (primeira menstruação), mesmo que a mulher menstrue aos 12 - 13 anos e se tiver vida sexual ativa a recomendação de ir ao ginecologista redobra, para que o seu médico possa te instruir sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Exames que seu médico ginecologista pode vir a recomendar:

* Papanicolau 
Esse exame é importante para qualquer mulher. O ginecologista faz uma pequena raspagem das células do colo do útero, para identificar se você tem alguma infecção. Dá para detectar câncer de colo de útero, um mal que atinge 18 mil brasileiras todos os anos verifica as células do colo uterino, onde poderá ser detectado:
  • Cervicites (inflamação do colo do útero)
  • Displasia cervical (são alterações ou anormalidades que podem desenvolver um câncer
O câncer cervical (colo do útero) desenvolve-se em aproximadamente 10 anos após o contato com o vírus HPV (papiloma vírus humano). Por ter caráter de crescimento lento, as pacientes que realizam o exame preventivo (Papanicolau) periodicamente provavelmente não desenvolverão o câncer de colo uterino, pois as anormalidades detectadas precocemente podem ser tratadas antes que o câncer apareça.
* Ultra Sonografia Pélvica: 
A Ultrassonografia Pélvica por Via Abdominal (suprapúbica) é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões dos órgãos pélvicos - bexiga, útero e ovários -, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
Além disso, é utilizado também para identificar a presença de gestação e avaliar o posicionamento de DIUs.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. 

Para este exame a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando a visualização e avaliação da área a ser examinada. 

* Ultra Sonografia Transvaginal:
 A Ultrassonografia Pélvica por Via Transvaginal é um procedimento que se beneficia da menor distância entre o transdutor e a pelve, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões do útero e ovários, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Em tese, o exame por via transvaginal dispensa a repleção da bexiga, mas no geral, para que se obtenha um diagnóstico mais preciso, incluindo a pesquisa de lesões na bexiga, este procedimento é precedido de uma investigação por via abdominal (suprapúbica).

Por esta razão, a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando a visualização e avaliação dos órgãos e estruturas da região pélvica.

Tão logo essa investigação tenha sido concluída, a bexiga é esvaziada para que se proceda ao exame por via transvaginal.


* Mamografia:
A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, que deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Através da análise dos seus resultados, o médico poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura.

* Colposcopia:
colposcopia é um exame que serve para examinar o trato genital inferior, isto é, a vulva, a vagina e, sobretudo, o colo do útero. Ela é usada principalmente para detectar precocemente o câncer do colo do útero e permite, por meio de um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio), visualizar diretamente as estruturas examinadas.
colposcopia serve para detectar lesões cancerosas ou pré-cancerosas na vulva, vagina e, principalmente, no colo do útero e direcionar as biópsias dos locais suspeitos.]

* Vulvoscopia: 
Vulvoscopia é um exame que permite visualizar a vulva por meio de um aparelho chamado colposcópio.
Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal. O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame.
Geralmente esse exame é realizado conjuntamente com a colposcopia, que é a visualização do colo do útero com o colposcópio. As imagens obtidas são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.
Durante a vulvoscopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas. A vulvoscopia não dói.
Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração, tais como vaginite e vulvovaginite.
A vulvoscopia também é indicada quando é necessária uma biópsia da vulva ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV).
Meninas depois dessa aula, marquem os exames não esperem mais tempo, ficar com a consciência tranquila é a melhor coisa do mundo, com saúde não se brinca.

Fonte: Dr. Domingos Mantelli / Ginecologista e Obstetra
EDIÇÃO E ARTES:Fan Page DV 


Post também publicado em





Nenhum comentário: