segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Figurinos e músicas folclóricas - parte 2

A cultura árabe é muito rica e dela derivam vários tipos de dança, como forma de expressão. Dentre essas diversas danças árabes existentes, está a Dança do Vente e os diversos folclores árabes que já foram descritos no post Figurino e músicas folclóricas - part 1 e continuo a descrever agora na parte 2.

Pandeiro ou Daff

Ao contrário da dança com snujs, não é comum que a bailarina saia marcando o ritmo completo com o pandeiro, porque ele é considerado um objeto cênico, de enfeite. Assim, é comum fazer marcações com ele em batidas fortes como os DUMs do Said. Pode-se marcar o ritmo nas mãos, ombros, quadril, joelhos e onde mais a sua criatividade permitir. É importante lembrar que ele não combina com músicas lentas e taqsins. Escolha um Said, Falahi e Malfuf. A roupa é de preferência vestidos, como na dança da bengala, e cinturões com moedas, muitas moedas. Existem muitos folclores modernos que nos permite dançar com a barriga de fora. No vídeo abaixo temos uma maravilhosa dança com pandeiro.



Dança das Colheres

Para executar os passos, homens e mulheres usando roupas chamativas e coloridas, batem suas colheres ao som de uma música típica e marcam o ritmo. Mas por que usar colheres como instrumento? A professora Fadwa responde: “Não havia muitos instrumentos musicais na época que essa dança surgiu. As pessoas pegavam duas pedras e faziam o ritmo, depois passaram a usar as colheres, que ainda eram feitas de pedra, e mais recentemente as colheres de madeira”, diz
Quem diria que existe um tipo de dança no qual o uso de colheres é essencial para sua existência? Pois a colher se transforma em instrumento para marcar o ritmo em um tipo de dança folk que existe na Turquia. 

Dança das Flores  
Dança festiva e comemorativa, na qual a bailarina dança com um cesto de flores ou de pétalas de flores.Dizem que esta dança surgiu na época em que as camponesas egípcias trabalhavam na colheita de flores durante a primavera, e para amenizar o trabalho, cantavam e dançavam.
Mais adiante, tornou-se uma dança comum nas festas populares.
É uma dança delicada e alegre. Boa para começo ou abertura de show, bem como para comemorações especiais como dia dos namorados, dia das mães.
Não há trajes, ritmos ou músicas especificas, mas sugere-se dançar ao som de músicas alegres e que tratem de temas relacionados a flores ou colheitas. 

Dança Núbia
A música núbia é muito rica em ritmos e muitas vezes, é acompanhada de bandirs (tambores grandes). Antigamente os núbios realizavam danças guerreiras usando lanças e punhais, mas atualmente é uma dança desenvolvida de forma suave e com movimentos simples. Normalmente é dançada em filas ou em pares e acompanhada de palmas e gestos alegres.
Trajes: os homens usam uma galabia longa e branca e calças brancas (a cor branca ajuda a refletir a luz do Sol), por cima, uma roupa colorida e um turbante bem comprido na cabeça. Eles também usam sapatos especiais para proteger seus pés do chão quente. as mulheres utilizam galabia longa e cores claras, um vestido preto leve por cima, que permitamostrar o vestido debaixo, e um lenço bem comprido na cabeça cobrindo todo o cabelo. Elas adoram udsar muitos acessórios: um colar chamado Kerdan Núbio, grandes brincos, geralmente de prata e todo tipo de acessório de prata.

Hagalla
O que é o Hagalla? A palavra quer dizer: pulos, saltitar e corresponde ao mesmo significado do Said, felicidade, podemos pensar na expressão: "Pular de Alegria".
A música utilizada para essa dança segue um repertório dividido em três partes:
Shehaywa - Introdução ritmica e um coro anunciando o início e repetindo um refrão que geralmente conta a história do casal apaixonado.
Ghennaywa - solo musicado ou improviso de um poeta cantando sobre o amor.
Magruda -  retorno do coro anunciando o desfexo da história e repetindo novamente o refrão.
O ritmos de base são: FellahiMalfouf e Saidi.
As roupas também são bem diferentes das quais estamos acostumadas -saias e calças- mesmo para as apresentações folclóricas que conhecemos. E lá estão os vestidos bem fechados e cabelos cobertos.

By: Juliana Batista

Nenhum comentário: