quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Folclore Árabe: Dança Núbia

Não devemos e podemos ficar presos a sempre as mesmas coisas, vamos ir ao fundo e aprender mais sobre o folclore árabe.


O artigo abaixo foi escrito por: Khaled Emam que esta sempre no grupo reconhecendo ritmos, tirando a duvida de milhares de belly maniacos.

Núbia / Egito
Região e Dança,
A dança Núbia originou-se mais ao sul do Egito, entre o Egito e o Sudão um pais vizinho ao Egito.
Como a maioria da região Sul do Egito é muito conhecida pela alta temperatura durante o ano todo, é uma região muito visitada também pelos turistas por sua riqueza em monumentos e tradições.
São povos antigos que tem seus próprios costumes e seu próprio idioma que hoje em dia é um idioma praticamente morto e não falada, existe ainda sim a quem usa mas é entre eles, podemos encontrar na região sul do Egito algumas tribos que ainda preservam este cultura e usam suas melodias e suas folclore.

Normalmente a quem faz parte desta região eles tem um estilo próprio também em se vestir seja homens ou mulheres são figurinos diferentes do povo da região El Said , os homens costumava a usar Galabeya longa até baixo de joelho e uma calça com mesmo tom da galabeya normalmente com cores brancas e isso ajuda em refletir o sol e diminuir o calor, também usam uma Takeya na cabeça com mesmo cor da roupa e também para proteger da temperatura e sapatos para proteger do calor do chão, mas a alegria que este povo tem ela é tão presente em suas vidas como também em suas roupas eles fazem questão que algumas cores sempre acompanham suas Galabeyas e Torbete (takeya).

As mulheres como a maioria que vive nesta região elas usa roupas mais escuras por cima e baixo dela outras roupas claras e isso vem de uma maneira para elas não chamam atenção dos homens com suas roupas coloridas.

A Dança Núbia:
A dança nubeya (núbia) ele vem como um momento de festejo entre amigos e vizinhos conhecida pelas marcações leve e suave e alegre também, os instrumentos mais usados neste folclore é o Bandeiro (Doff) ela foi conhecida pelo mundo quando foi levada o palco pelos grupos folclóricos como Redá Trupe e isso foi nos anos 70, As mulheres também começaram a participar neste folclore com roupas mais coloridas e com outras variações rítmicas adaptadas ao lado feminino.

Encontramos varias musicas e vários cantores que cantam ritmos Nubi, o mais conhecido hoje em dia neste estilo é o cantor Mohamed Mounir ele é de origem Núbia e existe varias canções dele com o idioma Núbia como Kaduda (nome de uma musica do Mohamed Mounir).

Segue link do vídeo com vários bailarinos do Brasil que amamos. 

Dança Núbia - Marcio Mansur, Tarik, Faell Rabelo e Fábio Galvão




Vídeo de dança núbia indicação de  Khaled Emam


Se quiser baixar musicas do musico Mohamed Mounir indicado aqui neste texto clique AQUI

By: Juliana Batista
Fonte: Khaled Emam

Um comentário:

Khaled Emam disse...

Obrigado Juliana, abraço grande.
Khaled Emam